terça-feira, 10 de março de 2009

Comemoração do Bicentenário da 2ª Invasão Francesa


A biblioteca vai comemorar o BICENTENÁRIO DA 2ª INVASÃO FRANCESA juntamente com o Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Na semana de 23 a 27 de Março vais poder visitar uma exposição com trabalhos dos alunos do 6º ano sobre este acontecimento histórico.

As Invasões Francesas, sucederam no início do século XIX, em Portugal e integram-se num contexto mais amplo das Guerras Napoleónicas que aconteceram por toda a Europa.
A data que estamos a comemorar refere-se à segunda invasão francesa. Em 1809 o marechal Soult, comandante das tropas francesas, invadiu de novo Portugal. A entrada fez-se pelo Norte, através do rio Minho, tendo como objectivo tomar primeiro o Porto, antes da progressão para Lisboa. A operação começou no dia 8 de Fevereiro de 1809, a entrada em Portugal fez-se através de Chaves. Após batalhas vitoriosas em Braga e Guimarães, o Porto viria a ser invadido pelas tropas francesas, no dia 29 de Março. Para a história ficou a mortandade na ponte das Barcas, onde morreram largas centenas de pessoas que procuravam refúgio em Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário