Sobre nós

Página da biblioteca

A biblioteca da Escola Básica Padre António Luís Moreira integra o Agrupamento de Escolas de Carvalhos. Os alunos que frequentam a Escola Básica Padre António Luís Moreira são do 2.º e 3.º ciclos. 
         A Missão e finalidade da biblioteca escolar, insere-se no que está exposto nas Diretrizes da INFLA para a Biblioteca Escolar, a saber:
        “A biblioteca escolar fornece informação e ideias que são fundamentais para sermos bem-sucedidos na sociedade atual baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”
         Tendo ainda como referência o mesmo documento:
         “A biblioteca escolar dá resposta às necessidades da comunidade educativa em que se encontra e trabalha para o benefício de todos os membros dessa comunidade. Existe dentro de um enquadramento local, regional e nacional para proporcionar igualdade de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das competências necessárias para a participação na sociedade do conhecimento. A fim de manter e responder continuamente a um ambiente educacional e cultural em evolução, as bibliotecas escolares devem ser apoiadas por legislação e financiamento sustentado”.
         A par do acompanhamento diário de uma equipa da biblioteca capaz, destacam-se os inúmeros projetos e concursos que fomentam o trabalho colaborativo entre os docentes e permitem aos discentes maior abertura à comunidade, a outros locais do nosso país e ao mundo.
        Destacamos alguns concursos e projetos:
  • Concurso de Poesia Interescolas de Gaia,
  • Concurso Nacional de Leitura (PNL),
  • Concurso Literacia 3DI (Porto Editora),
  • Concurso Kamishibai Plurilingue (DGE),
  • Projetos da Ajudaris,
  • Troca de Marcadores de Livros realizada entre alunos de qualquer país, inserido no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares – Bookmarke Exchange Project, entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário