Este ano voltamos a "abraçar" esta comemoração em articulação com o SPO do Agrupamento, Psicólogas Filomena Almeida e Margarida Rodrigues. As atividades propostas no âmbito da biblioteca escolar decorrerão ao longo da próxima semana.
No contexto atual, ou seja, desde a pandemia originada pela Covid-19 que a saúde mental passou a ser do interesse público na sociedade portuguesa. É hora de gerar debate e empenhamento cívico também nesta área. A Comissão de Saúde Mental do Health Parliament Portugal, já o começou a fazer, mas são apenas 10 cidadãos, não 10 milhões.
Gostávamos de chamar a vossa atenção para o dia 10 de Outubro deste ano em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. Numa parceria com a United for Global Mental Health e a Federação Mundial para a Saúde Mental, a Organização Mundial da Saúde acaba de anunciar que o tema deste ano vai ser: “Saúde mental para todos — maior investimento, maior acesso”.
Sabias que a saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública, gastando os países apenas 2% de seus orçamentos de saúde nesta área, apesar das suas consequências em termos de saúde, sociais e económicas.
Nesta altura, morre a cada 40 segundos uma pessoa no mundo por suicídio e 75% das pessoas que precisam de ajuda profissional no mundo, não a recebem. Não queremos todos travar isto?
É
nosso dever chamar a atenção da sociedade portuguesa para uma maior literacia
em saúde mental e aproveitemos, para isso, a grande ajuda que a Covid-19 nos
tem dado na destigmatização da saúde mental. Falar em saúde mental em família
ou entre amigos é, desde março deste ano, mais comum e menos embaraçoso.
Investamos de uma vez por todas na promoção, prevenção e cuidados em saúde mental: como cidadãos, como profissionais de saúde, como professores, como especialistas, como empregadores, como líderes, como influencers, como governantes, como gestores, como actores, como músicos, como desportistas, como escritores, ou como jornalistas.
Deixamos algumas propostas do fundo documental que poderão requisitar on-line e que serão entregues na sala de aula.
A escolha vai ser difícil, mas só poderás requisitar um livro de cada vez (tal como era costume).
Sempre que requisitares um livro tens o prazo de duas semanas. Findo este prazo iremos a uma das tuas aulas recolher o livro.
Durante a semana, publicaremos sugestões de atividades... também teremos algumas surpresas!
Sem comentários:
Enviar um comentário